Escolhas

29set07

Alex (Inés Efron) em “XXY”Foto de uma cena de “XXY”, filme de Luc�a Puenzo exibido no Festival do Rio de 2007

Assisti a “XXY” ontem, filme da Mostra Gay do Festival do Rio 2007, sobre o qual eu já havia comentado neste blog semana passada. Apontei-o como grande promessa desta mostra, mas volto a escrever sobre o assunto hoje para acrescentar que, além disso, foi o melhor filme que vi no Festival até agora.

Para refrescar a memória: “XXY” conta a história de Alex, uma adolescente hermafrodita de 15 anos. Alex mora com seus pais em um vilarejo no Uruguai, para onde eles, argentinos de Buenos Aires, resolveram se mudar após saber da “condição” de sua filha. A diretora Lucía Puenzo conduz de maneira muito sensível e bonita o drama desta família, e a atriz Inés Efron transborda talento ao dar vida a Alex.

O tema central de “XXY” é a escolha. O pai de Alex (Ricardo Darín, sempre brilhante) decide, no momento do nascimento da menina, que ela será soberana em suas decisões. Por isso, prefere não submetê-la a qualquer tipo de cirurgia. Criada como menina, ao chegar aos 15 anos ela começa a sabotar o tratamento a que se submete – hormônios, corticóides, homeopatia. Confusa entre dois gêneros e entre identidades e orientações sexuais, questiona a real necessidade de ter de optar. E se não quiser escolher nada? E se quiser apenas ser o que é?

Para quem não assistiu, vale procurar na Internet ou torcer para que estréie em circuito. É desses filmes que dá vontade de rever, de ter em DVD, e que te deixa pensando por muito tempo no dia seguinte. Parabéns à Lucía Puenzo; o prêmio em Cannes foi muitíssimo merecido. E que não tarde para vermos Inés Efron novamente nas grandes telas.

Anúncios


3 Responses to “Escolhas”

  1. merél, adiciona ali nas tags o item “o-mulato-vai-amar”. :)

  2. Gostei da indicação! vou ir atrás do filme sim!
    um abraço
    Renata
    http://www.oraculodelesbos.blogspot.com

  3. 3 Té Pazzarotto

    super vou atrás do filme =)


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: