Por que é importante saber de Jodie

15jan08

Jodie Foster, atriz 

Jodie Foster saiu do armário.

Não deu uma entrevista sobre o assunto; não foi capa de nenhuma revista; não fez qualquer alarde. Apenas dedicou um prêmio que recebeu, em dezembro último, à sua companheira Cydney Bernard.

Novidade não foi para quase ninguém, mas de qualquer maneira não tira a importância da revelação.

O assunto aqui é justamente este: por que é importante que uma celebridade, como Jodie Foster, diga para o mundo que é homossexual?

Recentemente assisti no Afterellen.com a um trecho de uma entrevista antiga que trata deste tema exatamente. Foi feita pelo (ótimo) apresentador americano Jon Stewart, do The Daily Show, com o também apresentador  Bill O’Reilly. O assunto era a atriz Rosie O’Donnell, lésbica assumida. Bill O’Reilly, um notório conservador, defendia que as pessoas deveriam resguardar detalhes de sua vida íntima – dando a entender que homossexuais não deveriam falar sobre sua orientação sexual publicamente.

Isto me lembrou de uma frase muito comum de se ouvir quando o tema é homossexualidade e discriminação: “Não sou preconceituoso. O que uma pessoa faz entre quatro paredes é problema dela”.

A questão é que a sexualidade e a afetividade não se encerram no quarto. Queremos poder andar de mãos dadas na rua com nossos namorados e namoradas sem enfrentar olhares tortos ou agressões; queremos falar de nossos companheiros e companheiras no ambiente de trabalho; queremos levá-los em casa no domingo para comer macarronada com a nossa família. Isso não é entrar em detalhes da intimidade; isto é querer viver integrado à sociedade como ela se apresenta para a maioria das pessoas.

O que Jodie Foster tem a ver com isso? Bem, sabemos que preconceitos acontecem principalmente por ignorância. E toda vez que um artista sai do armário é a oportunidade que temos de discutir a homossexualidade e de ver que há muitas pessoas no mundo como nós. Em algum lugar do planeta, muito provavelmente a singela declaração de Jodie ajudou alguma menina a entender melhor a si mesma. Não precisamos de uma coletiva de imprensa para cada celebridade homossexual revelar para o mundo que é gay, mas é muito bom quando elas, como Jodie nesta oportunidade, se mostram um tantinho mais abertas e verdadeiras quanto à sua sexualidade. Assim muita gente se permite ser mais aberta e verdadeira também – e todos saem ganhando.

Anúncios


2 Responses to “Por que é importante saber de Jodie”

  1. 1 garota do Blah

    queremos levá-los em casa no domingo para comer macarronada com a nossa família.
    simplesmente, não é?

  2. 2 marta

    hum… vamos lá…

    Eu penso que ninguém é obrigado a levantar bandeira. E não acho que celebridades devem falar de sua vida pessoal tão abertamente, escancarando intimidades, só porque são celebridades. Cada um faz o que quer da sua vida.

    Sempre fui fã da Jodie, não só pela beleza ou pelo trabalho, mas também pela forma de levar a vida pessoal. Todo mundo sabe que ela é lésbica. E desde sempre soubemos disso. Ela nunca escondeu. Os filhos delas têm o sobrenome das duas. Que mais querem??? Querem é vender tablóides!! Em nenhum momento, que eu me lembre, ela arranjou um namorado de fachada ou mentiu sobre sua homossexualidade. Apenas não falava sobre o assunto.

    Li um artigo (http://exclusivo.terra.com.br/interna/0,,OI2170151-EI1118,00.html) em que o ator Rupert Everett esculhamba a Jodie pelo fato de ser muito tarde pra ela “sair do armário” e que ela só fez isso porque já tá velha.

    Na boa… acho isso um puta preconceito também. Uma coisa é você fingir que não é gay; outra coisa é você não falar sobre o assunto.

    Infelizmente vivemos numa sociedade ainda cheia de regras de comportamento. Não estamos impedidas de andar de mãos dadas, fazer carinhos ou dar um beijo em público, mas corremos o risco de sermos olhadas de forma agressiva, de ouvir um garçom pedir pra parar senão vai expulsar do restaurante, de ouvir gracinhas e outras coisas mais pesadas. Temos sim que ter coragem pra encarar isso ao invés de nos escondermos. Mas não podemos ter preconceitos com quem não encara.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: