Ignorância (e violência) nas universidades brasileiras

20fev08

Nesta terça-feira, a reportagem principal da Megazine (O Globo – RJ) foi sobre a homofobia nas universidades brasileiras. Bastaram poucas linhas para a felicidade de ver um assunto “nosso” na capa do suplemento se transformar em profundo desalento e angústia.

Na matéria, alunos de instituições como UFRJ, USP, UFF, UFMA e Uerj relatam histórias de intimidação verbal e violência física sofridas dentro das próprias instalações universitárias. Quando decidem denunciar as agressões, encontram total desinteresse das autoridades pelo caso, desde a reitoria até a delegacia de polícia. Isso se não enfrentam ainda uma total e absurda reversão do problema: mais de um aluno foi ameaçado de autuação por “atentado ao pudor”, inclusive um deles pelo próprio delegado para quem havia ido prestar depoimento sobre o espancamento que acabara de sofrer.

Felizmente, estão surgindo órgãos dentro das universidades para defender os estudantes homossexuais. Vale a pena procurar a Megazine entre os jornais antigos e se informar sobre. A reportagem orienta que, apesar dos pesares, sempre se registre queixa em delegacia no evento de uma agressão, seja ela verbal ou física. A partir disso, deve ser procurada a reitoria para que sejam tomadas as providências necessárias. Mesmo a homofobia não sendo considerada crime, a violência verbal pode ser registrada como ofensa ou ameaça.

É bom nos cercarmos sempre de muita informação pois, como visto, a ignorância pode estar onde menos se espera.

Anúncios


No Responses Yet to “Ignorância (e violência) nas universidades brasileiras”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: