Felicidade de gay dura pouco? (ou: Vamos falar sobre a família brasileira)

25ago08

Desculpem-me pelo péssimo trocadilho, mas foi exatamente isso que eu senti ao acompanhar as manchetes do jornal Destak, semana passada.

Na quarta-feira, ao ver a capa do jornal, até comecei o dia mais feliz:
Câmara vota hoje projeto que permite adoção por casal gay (20/08)

Na manhã seguinte, o balde de água fria:
Sob pressão, governo pára projeto de adoção por gays (21/08)

Líder do PTB, o deputado Jovair Arantes declarou que “a família brasileira” não está preparada para esta realidade. Porque, sim, é uma realidade. Hoje mesmo os conhecidos Vasco Pedro da Gama e Júnior de Carvalho apareceram em matéria do Fantástico falando mais uma vez sobre sua história. Os dois foram o primeiro casal homossexual masculino brasileiro a conseguir a adoção de uma criança, em 2006 – e agora estão novamente na fila de adoção, para dar à pequena Theodora uma irmãzinha.

São exceção. Na maioria dos casos, apenas um dos pais (ou uma das mães) consegue ter o seu nome registrado como adotante. E pode-se apenas imaginar a quantidade de transtornos que enfrenta uma família que não é reconhecida, justamente, como uma família de verdade.

Ao menos foi bom de saber, no fim da reportagem, que o IBGE vai investigar famílias homossexuais no próximo censo, considerando casais do mesmo sexo como casais de fato. De repente através dos números conseguimos mostrar que “a família brasileira” é muito mais diversa do que alguns insistem em acreditar.

Anúncios


One Response to “Felicidade de gay dura pouco? (ou: Vamos falar sobre a família brasileira)”

  1. Eu sempre me assusto quando ouço a expressão “família brasileira”, porque geralmente ela é justificativa para os comportamentos mais preconceituosos e absurdos. Alguém precisa dizer para esses políticos idiotas que a “família brasileira” mudou e faz tempo! Divorciados, mães solteiras, recasados, gays, namoridos, padrastros, madrastas, todos eles também formam famílias felizes e merecem os mesmos direitos do antigo casal homem-mulher.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: