Um lugar especial em Madri: Librería Berkana

30nov08

Estive viajando nas férias – e daí a minha ausência por aqui. Fui à Europa, passando por diversas cidades. Madri foi a primeira.

Engraçado pensar que a Espanha, tão católica, possa ao mesmo tempo ser tão avançada no que diz respeito às questões homossexuais. (Pensando bem, não é que a Espanha seja avançada, propriamente. Os outros países é que estão atrasados demais.) O casamento entre pessoas do mesmo sexo é legal por lá, e, como já comentou o Vincenzo, ninguém estranha se vir dois homens ou duas mulheres de mãos dadas pelas ruas.

Em Madri existe não apenas uma rua ou área gay, mas um bairro inteiro: Chueca. Neste pedaço da cidade encontram-se diversos bares e restaurantes hypes, salões de cabeleireiro, lojas modernosas, sex shops, boates, e um lugar muito especial: a livraria Berkana.

Já no fim do meu passeio, e por muita sorte (uma vez que eu não tinha qualquer referência sobre a loja), topei com essa livraria e foi um dos momentos mais felizes de toda a minha viagem. Pode parecer até bobo, mas eu me emocionei de verdade em ver que existia um lugar assim no mundo. Livros, MUITOS livros, quadrinhos, calendários, vídeos, buttons, adesivos, canecas. De fotografia à romance, tudo para lésbicas e gays. Uma variedade tão grande de publicações… Inclusive infantis. Meus olhos se encheram d’água, e até agora quando lembro eu sinto um aperto grande dentro do peito.

Na Berkana eu descobri os comics de Rosa Navarro e Gema Arquero, chamados Salidas de Emergencia. De traçado simples e pop e com tiradas brilhantes, as tirinhas são tão boas que até agora não cheguei ao final do livro só por pena de acabar. Os quadrinhos contam as atrapalhadas aventuras de cinco amigas lésbicas (ou bollos, em espanhol) no mundo dos relacionamentos. Salidas de Emergencia é a primeira publicação lésbica deste gênero da Espanha, e está em seu segundo número (Bollería Fina, o que comprei).

 Salidas de Emergencia, de Rosa Navarro e Gema Arquero

No vídeo abaixo, um clipe sobre todo o processo de fazer a primeira edição do livro – traçado, produção, tarde de autógrafos.

Vale a pena comentar ainda que o site da Berkana é tão completo quanto a loja, e creio que devem fazer entregas para outros países além da Espanha. Se não for possível uma visita ao local, uma visita virtual é também recomendada!

Anúncios


One Response to “Um lugar especial em Madri: Librería Berkana”

  1. 1 4lifeuncommon

    ¡¡Hola!! ¿Qué tal, Mari?

    Adorei as suas dicas, e a experiência de entrar numa bookstore queer :D Quando for à Espanha quero conferir.

    Os quadrinhos devem ser o máximo, pelo pouco que ví.

    Aproveitando o tema e imergindo no país:

    1) ¿Conoces “Los Hombres de Paco”? série de tv meio drama, comédia policial, com lesbian storyline..
    Estou amando, apesar dessa 2a temporada com o par começar com os clássicos chavões.. Mas aí vai, no regrets!
    Pepa Silvia LHDP compilation part 01 (english subtitles)

    2) ¿Qué más? Ivan Guevara, rapaz de Málaga, fez uma música linda mesmo, quase um hino ao amor lés.. Por Amor al Arte:
    – clipe com legendas em inglês: POR AMOR AL ARTE/FOR THE LOVE OF ART (lesbian video)
    – clipe versão nacional, com beijo de Bethânia e Calcanhotto, cenas de Catarina e Stela: Por amor al arte (Iván Guevara)
    Bethânia e Calcanhoto – Show 35 anos Depois de ter voce
    Myspace do Ivan
    Blog no myspace onde ele conta a história por trás da música

    3) Apples, “la primera serie lésbica española on line” (estreou 1 mês antes de Chica Busca Chica, é bem low budget mas ok):
    – Site Oficial, capítulo 1, sem legendas: http://appleslaserie.com/afinando/Capitulo1.html
    – Da segunda parte do capítulo 1 em diante tem no Youtube com legendas em inglês: Apples S01E01 Mistakes Part 2 of 2

    4) Não poderia deixar de colocar Hospital Central, Maca, Vero e Esther: Hospital Central – Maca Esther -Temporada 8 Part 1 – English

    Para assistir sempre em high quality, acrescentar &fmt=18 no final do endereço, tem outras modificações, mas essa já dá pro gasto..

    Sorry o tamanho!! Espero que curta(m)! Vale como colaboração? rs Pena não ter com legendas em português, mas inglês é meio básico, né? e espanhol até que dá pra entender de ouvido, com o tempo..

    Besos!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: